Passeio: Pedras Grandes/SC


2011 - Junho, 28

Durante todos esses anos que temos vindo a Gravatal, nunca havíamos visitado o município de Pedras Grandes, aqui perto.

Nesta temporada, motivados pela gripe que atacou a Clarice e ao frio que nos afasta da piscina, resolvemos dar uma volta hoje até lá para conhecê-lo. Sábia decisão.

Caminhada: Imaruí/SC - Albertina Berkenbrock


2011 - Junho, 24

Aproveitando nossa viagem à Gravatal/SC, decidimos visitar a localidade de São Luiz, no município de Imaruí/SC, que fica no sul do Estado de Santa Catarina.

O motivo da viagem era conhecer a localidade onde nasceu, viveu e morreu a Beata Albertina Berkenbrock, filha de camponeses que foi assassinada aos doze anos de idade, no dia 15 de junho de 1931, numa tentativa de crime sexual, ao qual ela resistiu até o limite de sua vida, morrendo degolada. A ela são atribuídos vários milagres levando-a a ser beatificada pelo Papa Bento XVI, cuja cerimônia se deu no dia 20 de outubro de 2007.

Caminhada: Florianópolis - Caminho da Ilha



2011 - Junho, 11 a 18

Cada um de nós tem sua lista de desejos. Planos a concretizar, sonhos a realizar, metas a cumprir, enfim. Ela existe mesmo que informal, ou seja, pode estar somente lá num cantinho de nossa mente, sem a necessidade de estar numa folha de papel ou numa complexa planilha de Excel com indicadores de probabilidade.

Assim é a minha lista; informal. Mas nem por isso é menos importante. No tópico "caminhar muito" constam caminhos e trilhas que já são famosos, como o Caminho de Santiago de Compostela, o Circuito Vale Europeu no vale do Rio Itajaí, caminhada nos Lençóis Maranhenses, Caminho das Missões, da Paz, da Fé, Passos de Anchieta e muitos outros.