Viagem: Norte do Estado de Santa Catarina


2006 - Maio, 23 e 24

Aproveitando férias, resolvemos dar um passeio até São Francisco do Sul e Joinville, no norte do Estado.

Saímos no dia 23, terça-feira. Em Barra Velha/SC (km 91,5), paramos no posto de combustíveis e Parada Ferretti, para que a Clarice conhecesse o local e visse a raiz de eucalipto que está pendurada na cumeeira da praça de alimentação. Tudo ali é em eucalipto; os bancos, a bancada das pias dos banheiros, portas, etc.



O café e os lanches servidos também justificam a parada. Ali também tem lojas de artigos em couro, artesanatos, floricultura, artigos de chocolate e outros.

É impressionante o tamanho daquela raiz. Na foto abaixo, não se consegue dimensionar o quanto.


Partimos para São Francisco do Sul, onde passamos por algumas praias, rapidamente, tendo em vista que o dia não era de sol.


Fomos então para o centro da cidade, onde passeamos na região à beira mar, por ruelas com suas casas típicas e na Igreja.




Depois do almoço, fomos visitar o Museu Nacional do Mar onde pudemos ver o barco Paraty, no qual o navegador Amyr Klink efetuou solitariamente a heróica travessia do oceano Atlântico a remo. Tão logo o livro foi lançado, depois daquela aventura, havíamos lido e ficado impressionados com a coragem e determinação do navegador. Porém, ali, em frente àquele pequeno barco é que se tem a real idéia do que teria sido aquela "loucura" em sair só ao oceano.





Fomos ao Porto e lá, num container que foi transformado em vagão de passageiros tracionado por um trator, fizemos um passeio pelos cais, em meio a corredores de containeres que aguardavam embarque, guindastes e caminhões em manobra, tendo uma visão bem real da vida dos estivadores. O interessante é que não sabíamos da existência deste tipo de passeio e só o descobrimos na hora, quando fomos à portaria saber se havia a possibilidade de entrarmos no cais para ver os navios. Só ficou faltando a visita a um navio cargueiro, para saber como é por dentro. Um dia conseguiremos.




Já estava entardecendo quando chegamos a Joinville. Ficamos hospedados a uma quadra do Shopping Muller, no coração da cidade.

No dia seguinte passeamos pelo centro, visitamos a Catedral com seus belíssimos vitrais e ao final da tarde voltamos para casa.




Apesar de ter sido uma viagem curta, foi bem prazerosa.



Nenhum comentário: