Trilha: Matadeiro - Pântano do Sul [Florianópolis]

2006 - Julho, 30

Esta foi mais uma trilha do Projeto Volta à Ilha do Laboratório Santa Luzia.

Fomos em micro-ônibus patrocinado pelo Laboratório até a Praia da Armação. No início da Praia do Matadeiro, fizemos uma grande roda para a preleção das últimas instruções.




Percorremos a Praia do Matadeiro em direção a encosta que dá acesso à trilha. Alí já passamos a ser acompanhados por um cão preto que normalmente segue com as pessoas que adentram na mata.

A paisagem até a Praia da Lagoinha do Leste é indescritível.

Por mais que fotos pudessem dar uma boa noção dessa beleza, nada se compara a estar pessoalmente ali. Em cada época época do ano é diferente. Naquele dia levemente frio de julho, era bom sentir a disputa entre o calor do sol e o frescor da brisa sobre o corpo, ouvir o barulho do mar lançando-se nas rochas dos costões, olhar para o horizonte e vê-lo definido ao longe por uma divisão entre os tons azuis do céu e do mar. Respirar profundamente o ar puro. É tudo de bom.


Era meio-dia quando nos sentamos num pasto para fazer um lanche.


A descida da encosta para a Praia da Lagoinha estava um pouco dificultada pelas chuvas dos dias anteriores, mas saiu tudo bem.





Faltavam poucos minutos para as 13 horas quando chegamos na Lagoinha e às 14 horas já estávamos subindo a trilha de morro que leva para a Praia do Pântano do Sul. É uma subida íngreme. Muito trilhada por surfistas.



No alto do morro a vista que se tem do mirante permite que se veja as prais de Pântano do Sul e da Solidão.




Descemos e retornamos ao centro de Florianópolis.

Nenhum comentário: