Caminhada: São Pedro de Alcântara/SC - Angelina/SC - Águas Mornas/SC [Amigos do Caminho]

2008 - Maio, 17 e 18

O dia amanheceu perfeito para caminhar, com temperatura amena e sol.

O ônibus nos levou até o final do asfalto, pouco depois do centro de São Pedro de Alcântara/SC, de onde partiríamos.

Ali fizemos a tradicional foto do grupo, uma oração, ajustamos a mochila ao corpo e partimos às 8h20m.

Caminhamos toda a manhã curtindo a natureza e o convívio com os amigos.

Pouco após o meio-dia paramos sob uma árvore, em frente a um bar para fazer o merecido lanche, descansar e repor as energias.

Ao final da tarde chegamos a Angelina/SC e nos dirigimos ao Hotel Sens onde pernoitaríamos. Tomamos um banho e saímos para um passeio e visita a gruta antes do jantar.

O dia 18 amanheceu com uma névoa lançando-se sobre a cidade, numa típica manhã de outono.

Tomamos o café e saímos às 8 horas rumo a localidade de Santa Isabel, no município de Águas Mornas/SC.

Caminhamos inicialmente por cerca de dois quilômetros no acostamento da SC-407, quando entramos para a esquerda numa estrada secundária, de terra.

A paisagem naquele trecho é deslumbrante. Alguns metros após o entroncamento a estrada é margeada por um agradável riacho com muitas pedras e águas correntes, transmitindo uma sensação de paz e relaxamento.

A névoa ainda se mantinha agregada a paisagem, dissipando-se aos poucos e cedendo espaço aos raios de sol que nos procuravam por entre as copas das árvores.

Caminhamos nesta estrada ladeada por propriedades rurais até ao meio-dia, quando paramos na sombra de uma árvore para descansar e aguardar por informações sobre o restante do percurso.

Retomamos a caminhada e uma hora depois, chegamos na localidade de Segunda Linha onde estava acontecendo uma festa paroquial.

Ao nos aproximarmos, a Clarice e a Tânia estavam utilizando o cajado. Ao passarmos próximos a algumas pessoas, estas perguntaram: "Vocês vão esquiar aonde?"

Aproveitamos para saborear churrasco e tomar uma merecida cerveja.

Seguimos para o distrito de Santa Isabel onde o ônibus nos esperava.

Para surpresa geral, no retorno paramos em Caldas da Imperatriz onde nos foi servido um café colonial.