Passeio: Rancho Queimado/SC


2010 - Dezembro, 19

Quando iniciamos este blog, nossa intenção era a de registrar nossas lembranças de caminhadas. No período em que ainda o elaborávamos, entendemos que deveríamos incluir também as lembranças de nossas viagens. Hoje efetuamos um passeio até o município de Rancho Queimado, pertinho de Florianópolis, portanto não se enquadrando nem como viagem nem como caminhada. Porém, ficamos tão maravilhados com a exuberância das hortências que decidimos que não poderíamos deixar de fazer um registro destas imagens no blog. Assim, seguem as informações desse passeio:



Quando de nossas caminhadas naquela região, víamos as plantações de hortências, porém, nunca as havíamos visto floridas. Na última sexta-feira, sabendo ser época da floração, a Clarice disse que gostaria de ir lá nesta época para vê-las floridas.

Tendo o dia de hoje iniciado com sol, tomamos o rumo de Rancho Queimado. Subimos a serra e a paisagem estava sensacional como sempre.




A partir do trevo de entrada para Rancho Queimado já vimos  as primeiras hortências.



As ruas do município possuem muitas hortências plantadas.








Paramos numa residência para fotografar algumas.  Ali a Clarice viu Copos de Leite amarelos que lhe chamaram a atenção. O proprietário veio ver quem estava à frente de sua casa e nos informou que aquelas hortências já estavam plantadas ali há 46 anos.




No entanto, sabíamos que a grande plantação estaria no distrito de Rio Bonito, às margens da rodovia, principalmente nos limites da fazenda Pai Germano, onde já pernoitáramos quando de nossas caminhadas.

Quando lá chegamos, custamos a acreditar no que víamos. Um espetáculo da natureza, com a intervenção humana, de pessoas sensíveis que tiveram a visão e a paciência de plantar e aguardar o resultado.

As imagens falam por si.













Aproveitando nossa estada ali, seguimos até o distrito de Taquaras, onde as hortências dispostas ao longo da rodovia nos mostravam o caminho a seguir.

Paramos no museu Casa de Fazenda do Governador Hercílio Luz para uma visitação.

Museu Casa de Campo de Hercílio Luz


Fomos acolhidos pelo funcionário da Secretaria Estadual da Cultura, Sr. Geraldo Bauer (foto acima), que nos ciceroneou, explicando cada detalhe dos cômodos da casa e dos bens ali expostos. Ele exibia orgulhoso, pendurada ao peito, uma medalha recebida há duas semanas em reconhecimento ao seu desempenho como funcionário destaque da respectiva Secretaria.


Jardim do Museu Hercílio Luz



2 comentários:

Prilujan disse...

Maravilhoso

Unknown disse...

Lugar lindo desejo mt conhecer