Caminhada: Armação - Lagoinha do Leste - Armação [Florianópolis]

2005 - Abril, 30

Nossos sobrinhos estavam querendo nos acompanhar nas caminhadas, então marcamos esta para a Lagoinha do Leste e Pântano do Sul, voltando pela estrada.

Acompanharam-nos, a Juliana, o Murilo e o Flávio.

Deixamos o carro na praia da Armação e fomos para a Praia do Matadeiro.

O nome dessas praias vem da época em que era comum a caça de baleias na ilha. Os barcos saiam em busca das baleias, faziam a "armação" do cerco onde hoje está a praia da Armação e as conduziam para a praia do Matadeiro, onde matavam as baleias.

O pontilhão de chegada na praia do Matadeiro possui uma arborização que se transformou num portal natural.

Atravessamos toda a praia do Matadeiro e tomamos o costão, em direção à Ponta do Quebra Remo. Por já ter se passado alguns meses da alta temporada de verão, a trilha já estava se fechando, exigindo alguma intervenção na liberação de alguns trechos no início.

Depois, saímos para uma região de relva e seguimos costeando o mar.

A vista daquele trecho da ilha é de uma beleza ímpar.

Seguíamos, ora subindo e ora descendo.

Estava um belo dia de sol, porém, com muito vento.

Na chegada ao costão que dá acesso à Praia da Lagoinha do Leste, encontramos alguma dificuldade em função da terra estar úmida das chuvas de dias anteriores. No entanto, descemos sem acidentes.

Já na praia, curtimos um pouco da água salgada do mar e da água doce da lagoinha.

Lanchamos sanduíches e almôndegas à sobra de uma árvore, às margens da lagoinha.

Depois de algum tempo, partimos em direção sul, no outro extremo da praia, onde tomamos a trilha de subida ao morro que nos levaria ao Pântano do Sul.

É uma subida íngreme, mas que permite se ter uma bela visão da praia. O calor e o esforço nos exigiam paradas para tomar fôlego. O Flávio teve um breve ataque de "Pianço".

Chegando ao topo do morro, conta-se com o mirante que permite uma visão privilegiada tanto da praia da Lagoinha do Leste, como da Praia do Pântano do Sul e Solidão.

Descemos para a estrada e, perfilados no acostamento, por ela voltamos até a Praia da Armação.

Na chegada, tomamos sorvete e depois voltamos ao centro.