Caminhada: Cambará do Sul/RS e região [Amigos do Caminho]

2005 - Abril, 01 a 03

Nessa época nossa relação com a ACACSC (Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela) ainda era de simpatizantes, visto que até então só havíamos participado da trilha de contorno do costão da Praia do Santinho em setembro de 2004.

Quando a Clarice soube que haveria essa caminhada no Rio Grande do Sul ficou empolgadísssima. Eu estava impossibilitado de participar por causa do trabalho. Nossa amiga Solange Costa que também havia participado da caminhada na trilha do contorno do costão do Santinho também aguardava por uma nova caminhada.


De imediato surgiu o problema de que o transporte seria efetuado pelos participantes em seus próprios veículos.

Em contato com a Maria Zilda, presidente da ACACSC, a Clarice tomou conhecimento que um casal de Blumenau iria de carro e que poderia compartilhar duas vagas.

Tendo em vista que éramos novos na Associação, não conhecíamos seus membros, mesmo assim a Clarice ligou para a pessoa indicada em Blumenau (Graciano Primo) para tentar o transporte.

Impressionou positivamente a receptividade e atenção dispensadas pelo Graciano para com a Clarice, até então desconhecida para ele, ficando acertado que a Clarice e a Solange iriam com ele e a esposa Tânia.

A Associação havia marcado encontro na Av. Beiramar em Florianópolis para saírem todos os veículos em comboio.


No carro, as mulheres foram conversando durante todo o percurso. O Graciano que é de poucas palavras permaneceu no seu cortês silêncio, a tudo ouvindo.

Conforme poderá ser observado nas fotos de caminhadas efetuadas posteriormente, o Graciano e a Tânia tornaram-se nossos companheiros mais regulares.

O primeiro destino da viagem era o reagrupamento de todos os veículos na praça do município de Praia Grande, ainda em Santa Catarina.

Dali os veículos partiram novamente agrupados até o Albergue da Juventude Canyon Hostel, no município de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, onde ficariam hospedados.

Eram instalações bem simples.





Conforme se percebe pelas fotos, o tempo não estava simpático. Caía uma chuva insistente e os ventos teimavam em açoitar as capas. Isso, no entanto, não estragou o passeio, só deu nova formatação, propiciando uma experiência diferente.

Em Cambará do Sul foi efetuada a trilha do Cânion Fortaleza, com visitação a Cachoeira do Tigre Preto e Cascata dos Venâncios.

No Parque dos Aparados da Serra, seguiu-se pela trilha do Vértice que leva ao Cânion do Itaimbezinho, permitindo admirar a Cascata das Andorinhas cujo volume d'água se precipita de uma altura de 700 metros e transforma-se em névoa antes de atingir o fundo do vale. Dali se observou também a Cascata Véu de Noiva. Ainda no Parque passamos pela trilha do Cotovelo de onde se olha estupefato os paredões de mais de 720 metros de altura do Cânion, onde, de um lado está o estado do Rio Grande do Sul e de outro o estado de Santa Catarina, visto que a divisa se faz no vale.









Naquela ocasião o Graciano Primo recebeu da ACACSC, das mão do Valmor, a Credencial do Peregrino de Santiago de Compostela.

Agradecemos ao Graciano Primo pela gentileza de ter compartilhado o transporte de ida e volta, assim como por ter cedido autorização para uso das fotos tiradas por ele e cujo crédito está registrado nas próprias fotos.



Nenhum comentário: