Viagem: Aparecida/SP

2005 - Novembro, 24 a 27

A Clarice havia efetuado uma promessa de ir ao santuário de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida e, por ter alcançado a graça, fomos até o município de Aparecida/SP.

Foi um bate e volta.

Ela adquiriu as passagens de ônibus que, por um mal entendido, acabou não sendo uma viagem direta (sem paradas) conforme era nossa intenção.

Saímos de casa ao entardecer do dia 24/11/2005 (quinta-feira), cada qual com uma mochila pequena nas costas e tomamos o ônibus de Campinas para irmos ao Centro. Do terminal urbano fomos para a rodoviária esperar o ônibus da Penha.

O ônibus vinha de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Recebemos o kit de lanche e embarcamos.

Quando chegou no bairro Barreiros, em São José, ainda na Grande Florianópolis, o ônibus entrou na garagem da Penha para limpeza do banheiro e abastecimento.

Depois daquela pausa, partimos. Quando chegou a Biguaçú, ainda na Grande Florianópolis, o ônibus encostou num restaurante para o jantar daqueles que vieram do Rio Grande do Sul. Percebemos, então, a furada que tínhamos entrado.

Dali o ônibus foi parando em tudo que era rodoviária, até chegarmos em Aparecida/SP, no dia 25/11/2005 (sexta-feira) numa verdadeira peregrinação.

Procuramos um hotel e nos instalamos, tendo em vista que nossa passagem de volta estava marcada para o dia seguinte.

O dia estava chuvoso.

Visitamos a basílica no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, assim como a sala das promessas (ou milagres) e o camelódromo explorado pela paróquia local, que fica dentro do complexo do Santuário. Fomos também ao morro do cruzeiro.

A basílica é uma obra imponente rodeada de pobreza por todos os lados.

Aos sábados é montada uma feira que toma várias ruas da cidade, entre a basílica e a rodoviária, onde se vende de tudo.

No sábado visitamos a basílica antiga e passamos pela Passarela da Fé.

Nos finais de semana a cidade fica lotada.

Às 14 horas fomos para a rodoviária e tomamos o ônibus de volta para Florianópolis, chegando na madrugada do domingo, dia 27.