Trilha: Barra da Lagoa - Praia Mole / Florianópolis/SC [Amigos do Caminho]

2007 - Julho, 15

Aquele domingo de inverno amanheceu nublado e frio, porém sem chuva e com promessa de melhora no decorrer do dia.

Nossa experiência já era suficiente para saber que não se pode desistir de uma caminhada em função da forma como o dia acorda. Assim como nós, muitas vezes o dia desperta de mau humor mas ao nos ver obstinados a levar em frente o desafio de uma trilha ou estrada, melhora sua disposição de espírito e nos concede climas espetaculares.


Talvez por causa do frio e das nuvens, poucos compareceram para o passeio.



Quando chegamos na Barra da Lagoa, aportou também um barco pesqueiro com muitos peixes, o "Osso de Baleia I", deixando estampado no semblante dos pescadores um ar de alegria pelo êxito na extenuante tarefa da pesca. Irradiando essa felicidade, alguns pescadores tiravam do porão do barco e desembarcavam os peixes que seguiriam para o mercado ou para os restaurantes locais. Enquanto isso, perto dali outros pescadores retiravam os últimos peixes da rede que precisaria estar pronta para quando o olheiro que continuava vigilante desse o sinal da existência de novo cardume.

A Clarice assistia a tudo fascinada.




Aos poucos os peregrinos foram chegando ainda encasacados.

Já era 10h30m quando iniciamos a trilha subindo o morro. Conforme se subia a vista da paisagem se modificava pela ampliação do alcance da visão, descortinando o horizonte.



As nuvens já se afastavam permitindo-nos receber o calor do sol.

Do alto do morro se avistava o final da praia do Moçambique e a Lagoa da Conceição.









Descemos para a praia da Galheta que estava deserta. Caminhamos pela areia da praia, transpusemos o costão e avançamos para a Praia Mole.






Dali subimos para a estrada e retornamos pelo acostamento até a Barra da Lagoa.

Por volta da 14 horas chegamos e fomos a um restaurante ali mesmo para almoçarmos. Aguardando a comida as conversas fluíam alegres permitindo largas gargalhadas para fechar com chave de ouro a programação daquele domingo.







2 comentários:

valmir disse...

Tentei fazer esta trilha dia 15 de janeiro de 2012, mas infelismente o mato cresceu a trilha desapareceu.valmir leandro, Poa RS.

Mauricio e Clarice disse...

Olá Valmir.
Realmente, não é raro algumas trilhas fecharem.
Nesta época, com as chuvas o mato cresce mais rapidamente.