Caminhada: Em Urubici/SC [Amigos do Caminho]


2010 - Fevereiro, 27 e 28

Estávamos ansiosos por esta caminhada, visto que seria a primeira com nossos amigos da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC) após a queda da Clarice em 2008, que resultou na fratura da tíbia.



Tratava-se da "Caminhada Surpresa" que é promovida anualmente pela Associação, sob a coordenação do Guido Becker. Nessas caminhadas surpresa, só se sabe o destino quando se chega lá, ou no máximo, no ônibus, quando vaza a informação.

Acordamos na madrugada para ultimar os preparativos e chegar ao local de saída antes das 6h14m, horário de partida. Quem conhece o Guido sabe de sua predileção pelo número 14, com o qual vive brincando.

Desta vez, durante o percurso, o motorista desavisado falou para alguns que o destino seria Urubicí, município da serra catarinense.

Ainda no ônibus cada um dos 43 participantes recebeu uma barra de cereais e um cartão com uma mensagem, preparados pela Lígia, esposa do Guido. A mensagem que recebi dizia: "Há muitas maneiras de se olhar o mundo e caminhar pode ser uma delas." (Lígia Maria)

Considerando que esta seria a primeira atividade do ano, foi programado um cronograma leve.

No meio da manhã chegamos ao Hotel Fazenda Serra do Panelão.



Considerando que a primeira atividade seria somente no período da tarde, aproveitamos o resto da manhã para conhecer o hotel e para curtir um pouco da piscina.



Após o descanso do almoço, iniciamos a caminhada de sábado: descida de um trecho da serra por uma trilha no meio da mata, com muitas pedras soltas e trechos de lama.

Ao final da trilha chegamos a uma fazenda de maçãs e atendendo orientação recebida, não colhemos nenhum fruto. As maçãs da variedade "Gala" já haviam sido colhidas, porém, as da variedade "Fuji" permaneciam nos pés, propiciando um espetáculo a mais.

Na casa de apoio da fazenda, fomos surpeendidos pela gentileza do proprietário que enviou uma enorme caixa de maçãs gala para nós. Cada caminhante saiu com uma sacola de supermercado cheia de frutos deliciosos.










Após o retorno ao hotel e um reconfortante banho, nada como confraternizar e degustar um bom vinho, enquanto se espera pelo jantar.


No domingo pela manhã, iniciamos uma caminhada de aproximadamente 17 km, por estrada em localidade rural cercada de belezas.







Ao final da caminhada fomos recepcionados com um almoço e retornamos.

Para ver o álbum de fotos publicado pela Associação, no "Álbuns da Web do Picasa" (Google), clique aqui.

Nenhum comentário: