Passeio: Pedras Grandes/SC

2011 - Junho, 28

Durante todos esses anos que temos vindo a Gravatal, nunca havíamos visitado o município de Pedras Grandes, aqui perto.

Nesta temporada, motivados pela gripe que atacou a Clarice e ao frio que nos afasta da piscina, resolvemos dar uma volta hoje até lá para conhecê-lo. Sábia decisão.

Saímos do hotel no meio da manhã com o termômetro marcando 10ºC, num dia de céu de brigadeiro.

Dirigimo-nos até a BR-101 onde tomamos o rumo sul e, logo após passarmos a ponte sobre o Rio Tubarão, tomamos a direita acessando a SC-440, que margeia o rio, numa bela paisagem.

No caminho, fizemos uma visita ao Hotel Termas da Guarda e prosseguimos rumo a Pedras Grandes.

Pátio do Hotel Termas da Guarda
A medida que seguíamos a paisagem ficava cada vez mais agradável. Vinte e sete quilômetros depois de termos saído da BR-101 chegamos ao aconchegante município.

Com ruas amplas e calmas, Pedras Grandes passa uma sensação de paz. A cidade foi o berço da colonização italiana no sul de Santa Catarina, no ano de 1877, quando ainda era distrito do município de Tubarão.

Visitamos a Igreja e a rua central que apresenta casarios que dão seu testemunho da importância que tiveram numa época passada, possuindo uma Estação Ferroviária, hoje desativada e transformada em Casa da Cultura.

Decidimos voltar ao hotel de Gravatal por Urussanga, motivo pelo qual seguimos pela Estrada de Azambuja.

Azambuja é um distrito de Pedras Grandes, terra do vinho Goethe.

Ali se realizará nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2011 a VII Festa do Vinho Goethe. Os preparativos para a festa estavam "de vento em popa".

Azambuja de Pedras Grandes

Esse distrito situa-se a dez quilômetros do centro de Pedras Grandes e tem acesso por uma estrada vicinal bem conservada e com uma paisagem muito bela, ladeada por pequenas propriedades rurais. A Clarice e eu ficamos o tempo todo nos imaginando fazendo uma caminhada por ali com nossos amigos.

A determinado momento pudemos ver ao longe, na paisagem, o paredão da Serra Catarinense.

Seguimos pela agradável estrada até Urussanga, onde almoçamos e fomos conhecer o centro da cidade e a Igreja.

Urussanga

Retornamos a Gravatal via Orleans.