Caminhada: Garopaba/SC



2011 - julho, 30

Há algum tempo a Armi enalteceu Garopaba/SC e suas belezas naturais, prometendo organizar uma caminhada por lá. Finalmente chegou o dia.

Para a caminhada de hoje organizada em conjunto com a Associação Catarinense dos Amigos de Santiago de Compostela (ACACSC), nos preparamos para o pior dos climas. A previsão falava em chuvas fortes, muito vento e até a possibilidade de granizo.



Além das botas, fomos com a sobre calça impermeável e a jaqueta de Goretex, levando também as capas de chuva na mochila.

Durante a noite anterior chovera muito, mas a Ana Zen já tinha informado que iríamos com qualquer tempo, nem que fosse para ficar num bar conversando.

Pela manhã ultimamos os preparativos da mochila e partimos para o Terminal Urbano, já com tempo seco.

Estávamos na estrada e houve alguns ensaios do sol em aparecer. Santiago já estava dando o sinal de sua graça.


O ônibus fez uma rápida parada para lanche e seguimos. No local indicado, na entrada de Garopaba, nos aguardavam a Lalu e o Val que nos guiariam, assim como a Michela, filha da Armi.

Seguimos ainda de ônibus até a Praia da Barra de Ibiraquera, onde descemos para caminhar.

Como de praxe, fizemos o grande círculo e a Mayalu disse algumas palavras que foram seguidas pela oração  Pai-Nosso e Ave-Maria. Depois, rezamos outra Ave-Maria pela passagem do aniversário da Magra.

Começamos a seguir em direção ao Costão por onde acessamos a Praia do Luz, tendo a Ilha do Batuta bem ali próxima a nós. Atravessamos a pequena praia e subimos no outro extremo da praia passando por uma trilha de matas e campos. Dali a cada momento se descortinava uma nova paisagem do mar e seus costões. Vimos que a Armi estava realmente certa; é uma região muito bela.

 








Ao final da trilha saímos no canto sul da Praia do Rosa. Atravessamos toda a Praia do Rosa pela areia da praia até o costão norte onde tomamos a trilha. As trilhas estavam molhadas mas isso não atrapalhou a caminhada.






Clique na imagem para abrir ampliação em nova janela


Esta trilha com pouco mais de 1,2 km, margeia o costão possibilitando apreciar os rochedos aonde o mar vem lançar-se incansavelmente. As trilhas são muito bem sinalizadas com setas indicativas esculpidas em toras de madeira e são servidas por cestas de palha para a coleta de lixo.

Descemos, então, na Praia Vermelha, cujos 500 metros cruzamos pela areia, fazendo ali uma breve pausa para lanche.







Clique na imagem para abrir ampliação em nova janela





Acessamos outra trilha e seguimos sempre em direção norte até a Praia do Ouvidor, onde o ônibus nos esperava após uma caminhada de aproximadamente 8 km.





Trajeto percorrido pela manhã:

Almoçamos num restaurante a caminho do centro de Garopaba.




 Depois do almoço descemos em frente a Igreja antiga, construída em 1846, fizemos uma visita e saímos caminhando até o canto da Praia da Vigia e retornamos ao ônibus, num trajeto de pouco mais de 2 km, encerrando nosso passeio.







Trajeto percorrido à tarde:

A chuva não veio e o passeio foi fantástico. Recebemos de nossos anfitriões muita atenção e respostas para nossas inúmeras perguntas. Deixamos a cidade com a certeza de que voltaremos porque é um destino muito bonito e interessante.



.

Um comentário:

lucimar disse...

Foi uma pena,mais nao podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo.Beijooos