Caminhada: Florianópolis/SC - Caieira até Pântano do Sul



2012 - junho, 16

Algumas pessoas não gostam de repetir trilhas. Meu conceito é diferente porque cada vez que se trilha um caminho há novidades, oportunidades de apreciar detalhes, lançar olhares para diferenciados, sentir a diferença no clima ou até compartilhar a companhia com outras pessoas.



A paisagem sempre nos apresenta novidades, seja na coloração do céu, na formação das ondas, nos passarinhos que aparecem ou cantam escondidos na mata e flores que se esmeram em se enfeitar para nós. A forma como o vento sopra sobre nós os aromas, a umidade, enfim.

Desta vez não foi diferente. Inclusive tivemos a oportunidade de ver um sagui pulando nas árvores.


O encontro iniciara no terminal TIRIO onde quase todos tomaram o ônibus que levaria a Caieira da Barra do Sul, início da caminhada,

Éramos 43 caminhantes. Destes, muitos comparecendo pela primeira vez.

Vencidas as formalidades (avisos, apresentação, oração e alongamento), partimos para a trilha seguindo para a praia de Naufragados.

  



Depois de caminhar um pouco, tomamos uma variante que nos levaria ao costão direito da praia, onde estão os canhões e o farol. Por ser um grupo muito grande, a turma da retaguarda perdeu o contato e deixou de tomar um segundo desvio e saiu diretamente na praia, junto ao costão.




Após um tempo para curtir a Praia dos Naufragados o grupo se reencontrou no Bar do Andrino onde lancharam e descansaram.

Nova partida, agora rumo a Praia do Saquinho e depois Praia da Solidão.

No caminho fizemos uma parada no canto dos gnomos e depois no pastinho para apreciar a natureza.






O dia estava esplêndido. Céu aberto, o sol em sua plenitude e um clima ameno. Perfeito.

Partimos mais uma vez. Trilhas abertas. Matas. Costões.

Um passo após o outro.

Esforço.

Em fila indiana seguíamos o guia Fernando.














Veio a comunidade do Saquinho e depois sua trilha pavimentada com muitas subidas.



Na Praia da Solidão o grupo chegou por volta das 16 horas e se separou. Alguns foram tomar o ônibus para retornar para suas casas e um grupo menor seguiu pela areia da praia até a comunidade de Pântano do Sul, onde no Restaurante Mandala saciou sua fome e sede degustando frutos do mar entre gostosa conversa sobre as experiências do dia e outras. Todos felizes pelo sensacional dia.






Obrigado Santiago!



Nenhum comentário: