Caminhada: Ratones até Costa da Lagoa - Florianópolis/SC

2012 - agosto, 18

Dia nublado, capa acomodada na mochila junto com os demais apetrechos que os caminhantes já se acostumaram a levar para evitar surpresas.

A maratona começou bem cedo porque a caminhada iniciaria-se em um bairro e terminaria em outro. Assim, nada de carro. Foram três ônibus urbanos para chegar ao local de partida da caminhada.

No último ônibus, a maioria dos passageiros era de caminhantes, causando curiosidade nos demais passageiros, cobrador e motorista.  Com o grupo animado o deslocamento já é uma festa.

Desembarcamos do ônibus do Ratones na estrada geral, na esquina com a Servidão Manoel Amaro Nunes Pinheiro.

Subimos um primeiro lance do morro até encontrarmos um terreno apropriado para o alongamento, oração e orientações/esclarecimentos passados pelo guia Fernando Higa.

Seguindo a trilha que se iniciava pouco adiante daquele ponto, subimos o restante do morro e logo em seguida descemos rumando para a localidade de Saquinho da Lagoa da Conceição. Ali tem a edificação de um castelinho.

Trajeto da manhã - Ratones - Saquinho - Costa da Lagoa

No trapiche existente ali, fizemos o lanche e um descanso.

Partimos, então para a comunidade da Costa da Lagoa, caminhando pela agradável trilha que margeia a lagoa.

Quando chegamos ao Restaurante do Índio, tínhamos caminhado 7 km. Não é uma distância longa, mas por ser em trilhas, com subidas e descidas, torna-se mais cansativa que uma caminhada normal.

Ali alguns parentes dos caminhantes nos aguardavam para o almoço. Tinham vindo de barco.

Reunimo-nos em diversas mesas para aguardar o almoço, beliscando alguns quitutes, conversando e reidratando o corpo.

Depois do almoço alguns voltaram de barco e foram para o terminal no trapiche.

Nós e parte do grupo seguiu para a Lagoa pela trilha, encontrando, ainda, disposição para visitar a cachoeira, a casa de D. Loquinha e o engenho.

Trajeto da tarde: Costa da Lagoa - TILAG

Quando chegamos ao Canto dos Araçás já era final de tarde e quando chegamos ao Terminal de Ônibus da Lagoa da Conceição já anoitecera.

Depois do almoço caminhamos mais 9,6 km, perfazendo um total de 16,6 km caminhados.

Ainda tínhamos os deslocamentos de ônibus pela frente.