Caminhada: Caminhos da Serra III




13 a 17 de janeiro de 2013

Urupema, Urubici, Painel e São Joaquim – Santa Catarina - Brasil

Naturalmente o projeto Caminhos da Serra chegou a sua terceira edição.
Começou com uma ideia de Adroaldo Pagani da Silva em caminhar nos campos e estradas da serra catarinense no ano de 2009, quando reuniu um grupo de amigos e para lá partiu, realizando o desejo.
Do sucesso, nasceram cobranças por uma segunda edição que veio a se realizar em 2012.  E, agora em 2013, a terceira edição, consolidando o projeto.


Cada edição exige antecedência na preparação dos roteiros, planejamento das acomodações do grupo e de todo o suporte.
Os convidados sentem-se privilegiados em poder fazer parte do grupo e interagir com natureza tão rica.
Foi nas primeiras horas da manhã do domingo, dia 13 de fevereiro de 2013, em Florianópolis e São José, que Antônio Liberal (Toninho), da Aktur Turismo, foi buscando em suas casas os participantes com suas mochilas para a viagem a Urupema/SC. Quando todos estavam reunidos Mário registrou em foto todo o grupo e partimos.

No município de Águas Mornas fizemos uma primeira parada junto à gruta de Nossa Senhora de Lourdes para uma oração, pedindo proteção para o grupo e pronto restabelecimento para Rosane (Magra), que não pode nos acompanhar na empreitada.
Em Alfredo Wagner uma nova parada para lanchar pastéis no Restaurante Kretzer.
No início da tarde chegamos à Fazenda Bom Sucesso, onde recebemos uma calorosa recepção por parte do sócio-proprietário Rogério Tarzan, que também representava o sócio-proprietário Vilmar Schurmann, membros da família Pagani e equipe de apoio da fazenda.


Aperitivamos carnes e linguiças acompanhadas de cerveja e vinho, ouvimos histórias do Sr. Rogério Tarzan e, depois, um delicioso almoço com churrasco de frescal.
À tarde fomos conhecer a gruta existente na própria fazenda, onde há também um lago. Local belíssimo.
Partimos a seguir para uma visita ao “Pinheirão” e no trajeto passamos por uma floresta de xaxins onde a luz solar infiltrava-se por entre as folhas criando um ambiente mágico. 
Chegando ao Pinheirão — araucária da variedade caiová com idade estimada entre 600 a 900 anos, aproximadamente 40 metros de altura e 10,80 metros de circunferência — ficamos impressionados com a pujança da natureza. Na base do tronco da árvore há uma fenda enorme onde várias pessoas podem se acomodar. Fizemos muitas fotos e retornamos para a fazenda onde nos instalamos nos quartos.
À noite reunimos-nos na sala de estar da fazenda e ficamos “jogando conversa fora” apreciando vinhos finos de altitude produzidos na região enquanto aguardávamos pelo jantar. A conversa continuou após o jantar e o Sr. Rogério Tarzan nos brindou com sua agradável companhia contando casos e causos.
Na manhã seguinte, tendo como guias o Ednei e o José Marcos, saímos a pé da sede da Fazenda Bom Sucesso passando pelo morro Monte Alegre e Fazenda Clodoaldo, indo visitar a imponente Cachoeira Dona Nora. Neste dia nos acompanharam Gilson Vieira e Adriana, vindos do Rio de Janeiro e São Paulo.

Não há como descrever as belezas dos campos da serra catarinense. Mas a cada passo sentíamos imenso prazer em estar ali com as araucárias sempre presentes, compondo a paisagem delimitada pelas infindáveis taipas. A singeleza e beleza das flores do campo que teimam em nascer no solo pedregoso atraiam nossa atenção. Pássaros, animais e os diversos matizes de verde que compunham a paisagem nos embeveciam. Estávamos maravilhados.

Seguimos ao Morro do Rincão e, por fim, para a Fazenda de Dona Cândida aonde chegamos juntamente com os primeiros pingos de uma tímida chuva que se transformou em torrencial quando já estávamos ao abrigo da varanda da casa da fazenda.


Dona Cândida nos serviu um excelente café no meio da tarde e enquanto o jantar era preparado rolou conversa, dominó, carteado e roda de piadas contadas pelo Jota.
Mais tarde chegaram José Marcos, Seu Jonas, Ednei e família, e Paula que nos acompanharam no jantar.
Terça-feira amanheceu ensolarada. Seguimos de Van até um ponto de encontro onde nos esperavam o Ednei e o José Marcos com grupo de amigos que acompanhariam pelo Rio Caixão os caminhantes que iriam pescar trutas (Mário e Arruda). Os demais seguiram com a Van até a fazenda do Nilo e, a partir dali, partiram em caminhada até a Pousada de Sônia.
Caminhamos por estradas até o destino, enquanto os pescadores encontravam muitos desafios porque o rio estava caudaloso em virtude das chuvas do dia anterior.




Após a chegada à pousada, parte do grupo seguiu para o Marmeleiro para pescar lambaris, mas a iminência de uma chuva recomendou uma providencial parada no Bar “Tia Terva” para uma rodada de cerveja. As trovoadas e raios multiplicaram as rodadas e quando partimos para a pescaria a lama que se formara nas margens do rio prejudicou a atividade.  No retorno, ainda em decorrência das chuvas a Van não conseguiu vencer um morro que antecede a pousada e tivemos que completar o trajeto à pé.
No cair da noite seguimos novamente para o Marmeleiro, onde jantamos trutas gentilmente oferecidas por Edna, esposa de Amarildo, Prefeito de Urupema e preparadas pela família Pagani que não media esforços nos preparativos. Enquanto aguardávamos pelo jantar uma dupla de cantores tocava músicas gaúchas e sertanejas.
A quarta-feira amanheceu com céu limpo e clima ameno. Após o café fomos de Van até a estrada da Bossoroca para nos encontramos com os guias e iniciarmos a caminhada.  No caminho a Van teve de atravessar um rio e o Adroaldo saiu do veículo e seguiu à sua frente testando e indicando o melhor local para a travessia. Foi um momento de tensão.
Mais um dia fantástico e a parada para o lanche foi em um local paradisíaco, sob a proteção de um bosque e às margens de um riacho de águas cantantes.
A Caminhada do dia terminou na Eco Pousada Rio dos Touros, onde fomos recebidos com uma deliciosa limonada, bem gelada.
Gastamos o resto da tarde observando os inúmeros beija-flores e outros animais da propriedade e jogando cartas enquanto esperávamos o jantar que foi precedido com um belíssimo pôr-do-sol extremamente avermelhado.
Na manhã de quinta-feira tomamos o café na pousada e seguimos de Van até o CTG de Urupema, de onde iniciamos uma caminhada até o centro da cidade onde fizemos uma visita à matriarca da família Pagani, visitamos a praça e a gruta da Igreja.
Seguimos, então para nosso último percurso, o deslocamento até o Morro das Antenas, com altitude de 1.725 metros. A subida exigiu bastante e o calor não facilitava a tarefa.
No topo do morro depositamos algumas pedras que recolhemos no caminho, iniciando um ritual que esperamos seja repetido nas demais edições e por outras pessoas que enfrentem o desafio de subir o morro caminhando.
Depois, descemos até onde se encontrava a Van e retornamos para nossas casas, satisfeitos por ter tido a oportunidade em participar de tão interessante evento.
Não poderíamos encerrar nosso relato sem reiterar nossos agradecimentos para todos os que nos atenderam ou apoiaram nesta empreitada:
  • Sr. Rogério Tarzan e família, e Sr. Vilmar Schurmann que cederam a Fazenda Bom Sucesso para uso do grupo e a sua equipe de apoio (Maccari e os caseiros Jessica e Rodrigo) que nos atenderam da melhor forma possível. Impecável.
  • Prefeito de Urupema, Amarildo e sua esposa que apoiaram o projeto desde o seu nascimento.
  • Paula que foi incansável na articulação e suporte durante todos os dias de nossa estadia na serra.
  • Ednei e José Marcos que se desdobraram para encontrar as melhores rotas e nos guiarem pelos campos, estradas e rios.
  • Proprietários das demais fazendas e pousadas que nos receberam com carinho e atenção.
  • Antônio Liberal (Toninho), da Aktur Turismo, porque mais que um prestador de serviços, foi um companheiro, extrapolando suas atribuições.
  • Família Pagani que transformou a caminhada em um evento.

Caminhadas:

14/01/2013
·         Distância percorrida: ____ 16,4 km
·         Elevação inicial: ________ 1215 metros
·         Elevação máxima: _______ 1475 metros
·         Elevação mínima:_______ 1215 metros

15/01/2013
·         Distância percorrida:_____ 15 km
·         Elevação inicial:_________ 1322 metros
·         Elevação máxima:_______ 1372 metros
·         Elevação mínima:_______ 1162 metros

16/01/2013
·         Distância percorrida:_____ 16 km
·         Elevação inicial:_________ 1291 metros
·         Elevação máxima:_______ 1366 metros
·         Elevação mínima:_______ 1180 metros

17/01/2013
·         Distância percorrida:_____ 12,3 km
·         Elevação inicial:_________ 1318 metros
·         Elevação máxima:_______ 1723 metros
·         Elevação mínima:_______ 1318 metros



Participantes:
Adroaldo Pagani da Silva,
João José de Souza,
Edmundo Otto Bublitz,
Artêmio Cardoso,
Mário Alessandro Rotta,
Armi da Silva Freitas,
Hélios Cesar Farias Arruda,
Vanisi Correa de Abreu,
Clarice Xavier Berka,
Maurício Berka

Nenhum comentário: