Caminhada: Florianópolis/SC - Lagoa do Peri



2011 - dezembro, 03

Para não deixar dezembro "em branco" em termos de caminhada, a ACACSC (Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela) programou uma caminhada/churrasco na lagoa do Peri, com organização por parte do Souza, Cenoer e Lucimar.

Durante a noite que antecedeu o evento choveu. Na verdade chovia ainda pela manhã quando acordamos para nos prepararmos. O Beto disse-me, depois, que saíram de Balneário Camboriú com chuva.



Isso mostra como os associados da ACACSC são obstinados com caminhadas, a ponto de as chuvas não serem impeditivo para a realização dos eventos. Depois o tempo limpou e pegamos muito sol no caminho, provando, mais uma vez, que o mau tempo da véspera não deve ser motivo para cancelamento da programação.

Chegamos antes do horário marcado e já havia algumas pessoas ali. Aos poucos, foram chegando outros.  Participaram aproximadamente 44 pessoas, sendo 30 associados.


 


Cada participante levou um pedaço de carne para o churrasco que seria assado pelo Cenoer.

O Jota, seu filho e o Artêmio saíram na frente para demarcar a trilha com fitas.

Chegado o momento da partida, fizemos o alongamento e partimos para a trilha.




Tendo em vista que o Souza foi acometido de uma forte gripe, ele não seguiu com o grupo, então, eu fui de guia, buscando as fitas deixadas pelo Jota e equipe. O Rudi vinha controlando o final do grupo e recolhendo as fitas de demarcação.

Abaixo o percurso percorrido:


A caminhada iniciou-se no Clube dos 30 e seguiu até a Rua Florianópolis, onde seguimos para a orla da lagoa. Dali seguimos pelo Caminho da Gurita.

Devido às chuvas a trilha estava bem molhada e alagada em alguns pontos.





Depois de caminharmos um tanto, chegamos a um local com muitas pedras grandes que exigiu um maior esforço e ajuda a alguns participantes para vencerem os obstáculos, principalmente porque as pedras estão com limo por ficarem sob mata fechada.


A trilha é de um viço exuberante, cheia de vida e é preciso atenção para ver os detalhes que a natureza nos oferece.





Seguimos até a cachoeira onde fizemos uma pausa para descanso e contemplação da natureza.



 

 

O conteúdo das garrafinhas do "cinturão da felicidade" do Beto era degustado aos poucos por cada um dos caminhantes.


Terminado o descanso, fizemos a travessia do córrego e seguimos pela trilha até a Estrada do Sertão do Assopro também rica em lindas paisagens.




 


Seguindo para o sudeste ao sentido do Pântano do Sul, fomos até a Estrada Rozália Maria Paulina e no rumo nordeste até a SC-406, na qual continuamos caminhando até o Parque da Lagoa do Peri, Clube dos 30. Porém, no meio do caminho fizemos uma pausa em um bar para um merecido descanso.




Chegando ao destino o esperado churrasco preparado pelo Cenoer e Lucimar.





A caminhada Iniciou às 8h40m e o retorno se deu às 15h30m.  Percorremos 17 km. A demora em cumprir o percurso se deveu a dificuldade em vencer os obstáculos do caminho (pedras e córregos) e às paradas efetuadas para reagrupar as pessoas.

Foi um dia perfeito.


.

Um comentário:

anaczen@hotmail.com disse...

Oi Mauricio
Muito boa a descriçao da trilha.Além de ótimo tesoureiro és também um reporter de primeira.
Obrigada por fazer mais este favor para nós.
Está tudo perfeito,a descrição,as fotos, é para deixar quem não fez com água na boca.
Parabéns.
Ana