Caminhada: Caminho da Fé (2022)


2022 - 12 a 24 de junho

Ainda sem termos efetuado nenhuma caminhada longa após a minha fascite plantar e a fratura de tornozelo da Clarice, queríamos fazer o Caminho da Fé e, entendemos ser melhor contar com apoio no caminho para o transporte da mochila pesada.

Após buscar informações, recebemos a recomendação sobre os serviços da guia Michele Coelho Viana (Instagram: @caminho.fe) que acompanha grupos, praticamente todos os meses. Aderimos ao grupo de junho 2022. 

Cabe comentar aqui que a assessoria prestada por Michele superou todas as nossas expectativas.  Constatamos que qualquer pessoa que esteja com intenção em percorrer o Caminho da Fé e esteja receosa em ir sozinha, poderá fazê-lo num dos grupos de Michele e terá uma excelente experiência.

Saímos de Florianópolis num voo da Azul com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, visto que de lá há ônibus direto até o município de Águas da Prata, cidade de início do caminho, evitando-se entrar na cidade de São Paulo e ter de se deslocar até a tumultuada rodoviária no Tietê.


Chegamos na Pousada e após o check-in fomos para o apartamento e nos instalamos. Pouco depois, procuramos o Brasílio, conhecido nosso que coincidentemente havia se inscrito para percorrer o caminho também. Ele estava num apartamento junto com Agnaldo, de Brasília a quem fomos apresentados.

Outros peregrinos foram chegando, porém não conhecíamos mais nenhum.


 

Estavam todos aguardando a Michele que havia se atrasado por problemas na estrada. Próximo das 18 horas, já com a presença de Michele, nos sentamos todos em volta de uma mesa onde iniciamos a apresentação individual ao grupo. Foram depoimentos fortes.

Depois participamos de um jantar com temática de festa junina preparado pelo pessoal da pousada. Fizemos nossa refeição começando as primeiras trocas de conversas e depois nos recolhemos.

Considerando que não fiz o relato dessa peregrinação tão logo retornamos, vou me permitir publicar somente algumas fotos e comentários.

1° dia - 12/06/2022, domingo
Itinerário:     
Águas da Prata -> Andradas














2° dia - 13/06/2022, segunda-feira
Itinerário:     Andradas -> 
São Pedro da Barra








 


 









3° dia - 14/06/2022, terça-feira
Itinerário:     
São Pedro da Barra -> Inconfidentes








 







4° dia - 15/06/2022, quarta-feira
Itinerário:     Inconfidentes -> 
Borda da Mata


 




 



5° dia - 16/06/2022, quinta-feira
Itinerário:     
Borda da Mata -> Tocos do Moji






 



6° dia - 17/06/2022, sexta-feira
Itinerário:     
Tocos do Moji -> Estiva












7° dia - 18/06/2022, sábado
Itinerário:     
Estiva -> Consolação

 



 

 





Neste dia, após a caminhada fomos de van novamente para a Pousada São Francisco, em Estiva.

8° dia - 19/06/2022, domingo
Itinerário:     
Consolação -> Paraisópolis

Na pousada São Francisco o nascer do sol foi fantástico.







Seguimos de van até Consolação para reiniciarmos o caminho onde havíamos parado no dia anterior.

 











9° dia - 20/06/2022, segunda-feira
Itinerário:     
Paraisópolis -> Luminosa
















10° dia - 21/06/2022, terça-feira
Itinerário:     
Luminosa -> Campista















11° dia - 22/06/2022, quarta-feira
Itinerário:     
Campista -> Campos do Jordão











12° dia - 23/06/2022, quinta-feira
Itinerário:     
Campos do Jordão -> Campos do Jordão (Horto), de Carro
                      
Campos do Jordão (Horto) -> Gomeral, caminhando












A primeira visão da cidade de Aparecida e do Santuário.






13° dia - 24/06/2022, sexta-feira
Itinerário:     
Gomeral -> Aparecida












Na chegada em Aparecida, paramos um pouco antes da chegada ao Santuário para agrupar os peregrinos e chegarmos juntos à casa de Nossa Senhora Aparecida. 

Ao cruzarmos o portão do Santuário a emoção atingiu a todos, seja pelo fato de termos vencido os desafios da peregrinação, por ter efetuado a peregrinação e pelo fato de termos chegado à casa da mãe Nossa Senhora Aparecida.

Os familiares de alguns peregrinos estavam ali para recebê-los e todos fomos nos abraçando, parabenizando pela conquista.

Michele, então, efetuou a entrega dos certificados, fizemos a necessária foto do grupo em frente ao Santuário e seguimos para a sala dos milagres, onde efetuamos a entrega do cajado das intenções e agradecimentos para que ficasse confiado ao Santuário, guardando todas a súplicas e agradecimentos das pessoas que no decorrer do caminho amarraram fitinhas com suas intenções.

Depois, participamos emocionados da Missa do Peregrino. Finda a missa, nos despedimos e seguimos cada qual para o hotel. ou para suas casas. O Caminho terminava ali, mas amizade ficaria para sempre.

A Clarice e eu havíamos efetuado reserva no hotel Summit Hotel Peregrinos, Av. Getúlio Vargas, 911 que fica bem ao lado do portão lateral do terreno do Santuário, o que facilitava a locomoção.

No dia seguinte acordamos cedo, seguimos para a rodoviária onde tomamos um ônibus rumo a São José dos Campos e, de lá, outro diretamente para o aeroporto de Guarulhos. Essa opção do ônibus diretamente para o aeroporto se mostrou uma boa opção porque evita ter que ir ao Terminal Tietê, no centro de São Paulo, ficando refém do trânsito.

Então, a etapa final, o vôo até Florianópolis para rever a família. No pensamento já circulavam idéias de quando percorreríamos novamente o Caminho da Fé.


O primeiro trecho de retorno, de ônibus, de Aparecida até o aeroporto de Guarulhos.


Já no voo de retorno.



Nenhum comentário: