Caminhada: São José/SC a Nova Trento/SC (2023)

2023-maio-16 a 20

Decidimos fazer esta caminhada como preparação para o Caminho da Fé que percorreríamos de 05 a 18 de junho.
Era nossa intenção fazer uma caminhada longa carregando a mochila completa às costas. Os anos passam, a pandemia nos afastou dos caminhos e necessitávamos fazer este teste para saber em que nível estava nossa capacidade de fazer caminhada longa, continuada e com peso.

Primeiro dia

16/05/2023 - São José/SC até São Pedro de Alcântara/SC [25,6 km]

Iniciamos a caminhada em nosso apartamento, ou seja, já saímos de casa com a mochila nas costas, caminhando com destino a São Pedro de Alcântara/SC.

Dia de sol, caminhada tranquila, apesar do trânsito intenso, uma vez que todo o percurso é efetuado em via pavimentada e, por falta de acostamento em boa parte do trajeto, necessitamos dividir a rodovia com os veículos.

Por sorte o matagal que normalmente toma conta das margens dessa rodovia havia sido podado naqueles dias e facilitou um pouco. Na foto abaixo a Clarice aparece caminhando na pista de veículos, única alternativa existente.

Mas caminhar tem esses desafios, nem tudo são flores.

Em São Pedro de Alcântara, nos hospedamos na Pousada Vó Nila, de D. Dalva. Após a chegada lavamos as roupas e as estendemos para secar. Saímos para passar na farmácia, no banco e tomar um café.

Segundo dia

17/05/2023 - São Pedro de Alcântara/SC até Angelina/SC [27,5 km]

Depois do café da manhã na pousada, saímos em direção a Angelina. Já conhecemos bem o trajeto e nenhuma de suas subidas foi surpresa para nós. Aliás, foram bem-vindas uma vez que nosso treinamento era justamente porque estávamos para enfrentar muitas subidas na Serra da Mantiqueira no mês seguinte.

Mais um dia de sol. Caminhada tranquila. Havia pouco movimento na estrada.

Ao chegarmos no Hotel Sens, onde pernoitaríamos, deixamos a mochila, tomamos banho, lavamos as roupas e saímos para visitar a gruta (mais uma subida no dia).  No retorno tomamos um café na padaria, antes do repouso que precedeu o jantar.

Terceiro dia

18/05/2023 - Angelina/SC até Major Gercino/SC [28,2 km]

Após sairmos do hotel para a caminhada, passamos na padaria que fica em frente ao mesmo e compramos dois sanduíches para comer no caminho.

Novamente um dia de sol. Apesar do sol trazer calor, para nós é sempre preferível à chuva.

No bairro Garcia, paramos num bar para tomar água e descansar um pouco. Ficamos ali conversando por algum tempo com a simpática senhora, proprietária do estabelecimento.

A pior parte da caminhada do dia estava por vir. Inicialmente um trecho de asfalto e, por fim, um morro com subida e descida desafiantes.

Ao terminar o morro, chega-se na periferia da cidade. A avenida que se percorre até o hotel se mostra interminável.

Pernoitamos no Hotel Senadinho depois da rotina diária de banho, lavação de roupas e um café.

Quarto dia

19/05/2023 - Major Gercino/SC  até São João Batista/SC [26,1 km]

A caminhada deste dia se dá sempre margeando o Rio Tijucas.  Na margem leste há a rodovia SC-108 que é pavimentada e na margem oeste, uma estrada rural que passa pela localidade de Colônia de Dentro.

Sempre fazemos a caminhada pela estrada rural. Assim, ao sairmos do hotel atravessamos a ponte pênsil que fica nos fundos da Prefeitura para acessarmos a margem oeste e a estrada rural.

Mais um dia de sol. Neste dia, porém, havia muitos cães na estrada, em frente às casas, latindo ameaçadoramente para nós. Mas conseguimos efetuar todo o trajeto sem nenhum incidente.

Na localidade de Colônia de Dentro, paramos, tiramos as botas para descansar e ventilar os pés e comemos uma fruta.

Lanchamos assim que chegamos em São João Batista.

Pernoitamos no Hotel Avant (antigo Hotel Dom Raphael)

Quinto dia

20/05/2023 - São João Batista/SC até Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento/SC [18,2 km]

Após um ótimo café da manhã no Hotel Avant, saímos sem pressa em caminhada rumo ao Santuário de Santa Paulina. Nossa tranquilidade se dava porque o clima estava bom e sabíamos que o trecho era plano e mais curto que o dos dias anteriores.

Seguimos pela estrada João Andregtoni, que fica ao lado da Prefeitura Municipal, a mesma em que havíamos feito o último quilômetro de chegada no dia anterior. Esta rua, conforme se caminha vai alternando de nome até se chamar Estrada Ponta Fina Sul. Em um determinado ponto, onde ela passa a se chamar Estrada Geral Ribeirão da Velha, há uma bifurcação com uma saída à direita para a estrada denominada Rua Felipe Schmitz. Neste ponto é necessário acessar essa bifurcação, porém, como não há indicação no local, acabamos seguindo direto por um pequeno trecho que tivemos que retornar para corrigir o curso. Por fim, atravessando a ponte Ângelo Cipriani, chega-se ao centro da cidade de Nova Trento. Porém também não há indicação aos caminhantes da necessidade de cruzar essa ponte.

Seguimos diretamente à Rodoviária que fica a poucos metros da ponte para adquirir passagem de volta, como o havíamos feito nas vezes anteriores em que tinhamos efetuado essa caminhada. Para nossa surpresa, encontramos a Rodoviária fechada e abandonada. Por intermédio de uma moradora que estava ali, descobrimos que não havia mais ônibus fazendo rotas até Florianópolis. o único ônibus disponível, sai por volta da 11 horas com destino a Tijucas, de onde seria necessário tomar outro até Florianópolis. Como já passava das onze horas, essa solução só seria possível no dia seguinte e acrescentaria um pernoite em Nova Trento.

Seguimos então até o Santuário para encerrar nossa peregrinação.

Pela ausência de ônibus para aquele dia, tínhamos duas alternativas. Ficarmos hospedados em Nova Trento e voltar no dia seguinte com ônibus até Tijucas e depois outro até Florianópolis ou voltar de Uber. Optamos pela segunda alternativa que restou ainda mais barata que a primeira, sem os transtornos de conexões em rodoviárias.

Foi uma peregrinação muito agradável e tranquila. Transcorreu tudo bem, apesar das ameaças dos cachorros, principalmente nos dois últimos dias. Sentimos que seria interessante a existência de alguma sinalização para os caminhantes em várias bifurcações do caminho. Para nós, à exceção do caso citado, foi fácil porque já conhecíamos o caminho.

Esse Caminho é uma excelente opção para os moradores da Grande Florianópolis, quando se quer fazer uma caminhada em percurso agradável e sem os deslocamentos para pontos distantes.

PS.  Posteriormente soubemos que há vários ônibus que saem diariamente de Brusque com destino a Florianópolis. Isto acrescenta a possibilidade de se hospedar no hotel existente próximo ao Santuário e, no dia seguinte caminhar até a rodoviária de Brusque. O trajeto é continuando pela mesma estrada do Santuário (saindo do Santuário, seguir à direita) e de lá, pegar um ônibus. Esse trajeto é de aproximadamente 24 km, sendo a primeira parte em estrada rural e depois, já na região urbana de Brusque.