Caminhada: Caminho do Louvor - Ituporanga - SC (2023)

 

2023 - outubro - 02 a 12


Sobre o Caminho do Louvor

Inaugurado em outubro de 2022 é uma rota de peregrinação e de ciclismo que parte do Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor em Ituporanga e segue até o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento. 

Possui duas rotas possíveis; uma com 130 km, denominada Paulina com trecho variante passando pelas cidades de Imbuia e Leoberto Leal e outra rota com 110 km, denominada Lourdes com o trecho variante passando pela cidade de Vidal Ramos. No restante do trajeto ambas têm o mesmo percurso. 

A opção de qual rota seguir fica por decisão do peregrino que fará a escolha em função do tempo de que dispõe, da distância que pretende caminhar e da altimetria. Em ambas as rotas, há acolhidas no percurso que possibilitam percorrer o trajeto em mais ou menos dias. Também é possível percorrer qualquer uma das duas rotas no sentido inverso, ou seja, iniciando em Nova Trento e chegando em Ituporanga, visto que está sinalizada em ambos os sentidos.  Para aqueles que gostam de caminhar e dispõem de tempo, uma boa opção é fazer ambas as rotas, de forma "circular", indo por uma e voltando pela outra.

Fonte: www.caminhodolouvor.org.br

O site www.caminhodolouvor.org.br detalha bem todas as características, traz mapas das rotas, acolhidas disponíveis e informações úteis aos peregrinos e ciclistas.

O caminho é todo sinalizado por setas e placas de informações. 

Para o trajeto Ituporanga até Nova Trento (sentido litoral) as setas possuem o fundo em amarelo. De Nova Trento até Ituporanga (sentido serra), possuem o fundo em preto, conforme se vê nas figuras abaixo.

          

Na quase totalidade, os pernoites se fazem em acolhidas, casas de produtores rurais que recebem os peregrinos com simplicidade, muito carinho e atenção. Essas acolhidas são reservadas antecipadamente pelos peregrinos de acordo com o trajeto a ser percorrido. Normalmente o valor, variável, inclui o pernoite, a janta e o café da manhã. Podendo ser tratado sobre o fornecimento extra de almoço e/ou café da tarde com custo adicional.

A Associação Caminho do Louvor (ACL) também organiza caminhadas sob demanda com guia e/ou apoio.


Nossa peregrinação

A Clarice já havia demonstrado interesse em percorrer este caminho desde o seu lançamento. No mês de maio de 2023, chegamos a iniciar o planejamento para percorrê-lo mas outros compromissos nos impediram.

A oportunidade veio agora, justamente na peregrinação festiva em louvor a Deus pelo primeiro aniversário do Caminho do Louvor organizada pela Associação Caminho do Louvor (ACL).

Como sempre, após a efetivação da inscrição começou o recorrente período de ansiedade, natural em todo  peregrino. A preparação da mochila, o planejamento do deslocamento até o ponto de início e o retorno para casa e a interminável espera pelo dia de início do caminho, mesmo que esse período seja curto.

A previsão do clima para o período da caminhada  não era boa para a região onde ocorreria, com alertas de temporais extremos e transbordamento dos rios de suas calhas. Isso nos preocupava.

No dia primeiro de outubro seguimos para Ituporanga e pernoitamos no Hotel Bulevard. Nosso carro ficaria em Ituporanga, já que nossa decisão havia sido a de fazer o trajeto de ida e volta, indo de Ituporanga até Nova Trento, via Imbuia e Leoberto Leal (130 km) e voltando para Ituporanga via Vidal Ramos (110 km), percorrendo os 240 kms.

   


   


Primeiro dia de caminhada: 02/10/2023 - Segunda-feira
Início: Igreja Matriz de Ituporanga, SC
Término: Acolhida Beija-Flôr, Alto Rio Areias, Ituporanga, SC
Distância percorrida: 20 km
Ganho elevação: 586 metros

Na manhã do dia 02 nos encontramos com a Talita e Eduardo Bittelbrunn, casal mentor do Caminho, com o Ricardo Lauro Coelho que seria nosso guia e o Sr. Pedro Eyng, proprietário da Acolhida Beija-Flôr, que seria nosso apoio no Trajeto Paulina. 

Seguimos para a Igreja Matriz de Santo Estevão onde receberíamos a credencial e o carimbo de partida. Na Igreja fizemos uma oração, o Sr. Pedro proferiu algumas palavras de meditação e procedeu a uma benção, uma vez que é Ministro da Eucaristia. Antes das 8 horas partimos em direção a ponte para passar em frente ao Complexo e seguir o caminho.

   

Era um dia de sol e o clima estava agradável. Ricardo seguia caminhando conosco. Depois de atravessarmos a ponte pênsil Ricardo iniciou a oração do Terço que o fizemos caminhando. Terminado o Terço, caminhávamos num bom rítmo sendo que o carro de apoio do Sr. Pedro nos aguardava em vários pontos com água gelada, frutas e sua solícita companhia e atenção com informações e "tiradas" espirituosas ou anedotas.


   

   

   

   




A maior parte do ganho de elevação do dia se dá na parte final do trajeto.

   





A chegada na Acolhida Beija-Flôr ocorreu às 14h30m sob sol intenso. A recepção do Sr. Pedro e de sua esposa Vanderléia foi acolhedora. 

Brindamos nossa chegada bebericando o "schnaps" (bebida) que o Sr. Pedro gentilmente nos serviu.


Após o banho Vanderleia nos serviu um farto café e ficamos ali à mesa conversando enquanto ela se dividia entre a atenção à nós e os afazeres da cozinha. Depois nos serviu uma janta deliciosa e inesquecível. Permanecemos à mesa conversando até o momento de nos recolhermos.



Segundo dia de caminhada: 03/10/2023 - Terça-feira
Início: Acolhida Beija-Flôr, Alto Rio Areias, Ituporanga, SC
Término: Acolhida São Cristovão, Comunidade São Cristovão, Imbuia, SC
Distância percorrida: 21,6 km
Ganho elevação: 350 metros

Saímos da Acolhida Beija-Flôr às 7h30m em dia nublado mas sem chuva. Era uma manhã fresca. Na saída da acolhida, a paisagem é dominada pelas plantações de cebola, mas ainda tem uma pequena elevação a ser vencida e a oração do Terço nos tomava parte do fôlego.

Às 8h10m chegamos na Igreja de Rio das Pacas, aonde o Sr. Pedro é Ministro da Eucaristia. Ele nos mostrou a Igreja e a gruta que foi construída onde era uma antiga escada de acesso ao pátio da Igreja, muito aconchegante. Ali na gruta há um carimbo disponível para que os peregrinos carimbem suas credenciais.

     

Neste ponto do Caminho há a divisão das duas rotas, tomando à esquerda, segue-se na Rota Lourdes, via Vidal Ramos e seguindo em frente, toma-se a Rota Paulina, via Imbuia e Leoberto Leal (a rota que seguiríamos).

O Sr. Pedro aproveitou sua viagem de apoio para fazer contato com os proprietários dos locais de parada ou passagem dos peregrinos para entregar adesivo de identificação de "ponto de carimbo" ou para conscientizar sobre a importância do Caminho e da atenção ao peregrino.  Muitas pessoas que passavam por nós ou moradores locais faziam questão de nos cumprimentar e desejar um bom caminho. Alguns demonstravam admiração pela nossa disposição em percorrer à pé tão longa distância e ficavam ainda mais surpresos quando falávamos que iríamos fazer também o caminho de volta até Ituporanga. Alguns moradores revelavam o desejo e intenção de um dia percorrer a rota à pé. Acredito que o fato de verem pessoas passando ocasionalmente em frente às suas casas desperta uma curiosidade e fortalece esse desejo.

Eram 9h30m quando encontramos o Sr. Pedro conversando animadamente com um morador, Sr. Hélio em frente a casa do mesmo. Paramos um pouco e participamos um pouco da conversa, aproveitamos para usar os sanitários da casa, gentilmente cedidos e depois seguimos em nossa caminhada.

Mais à frente fomos parados por uma pessoa que passava de carro e quis saber sobre nossa caminhada. Enquanto estávamos ali, o Sr. Pedro chegou e na conversa, disse que gostaria de mostrar-nos a Capela São José na localidade Campestre mas a mesma deveria estar fechada. A pessoa que nos havia parado disse que tinha as chaves da mesma e as passou ao Sr. Pedro para que pudesse nos dar acesso. Chegamos na capela às 11h15m

Passamos no mercadinho que fica ao lado da Igreja e o Sr. Pedro entregou à proprietária o adesivo de "ponto de carimbo", carimbamos as credenciais e seguimos.




   

Quando chegamos ao centro de Imbuia eram 13h20m. Ao nos aproximarmos da Igreja Matriz, vimos que estava fechada. A Clarice se aproximou de uma moça e perguntou se ela sabia o horário que a Igreja abria. Ela disse que tinha as chaves da Igreja e que poderia abrir para visitarmos. 



   

Passamos em uma lanchonete para uma rápida refeição antes de seguirmos para a acolhida.

Depois da visita à Igreja, seguimos para a Acolhida São Cristóvão de D. Maria e Seu Nêgo, que fica às margens da SC-281, onde fomos calorosamente recebidos.

À noite D. Maria e Seu Nêgo haviam programado um jantar especial pelo primeiro aniversário do caminho. Além de parentes, veio o Padre e a família de Eduardo e Talita. Além da boa comida teve muita conversa e música com violão.


Terceiro dia de caminhada: 04/10/2023 - Quarta-feira
Início: Acolhida São Cristovão, Comunidade São Cristovão, Imbuia, SC
Término: Hotel JK, Centro, Leoberto Leal, SC
Distância percorrida: 16,5 km
Ganho elevação: 598 metros

Saímos da casa de D. Maria e Seu Nêgo às 8h50m, mas não sem antes tirarmos umas fotos na sala repleta de vidros de conserva feitos por D. Maria.


Já iniciamos a caminhada sob intensas chuvas que nos acompanharam durante todo o trajeto do dia. Não houve trégua.

Neste dia o percurso é todo efetuado em rodovia pavimentada (SC-281). Na parte inicial do trajeto há uma ciclovia à margem da rodovia pela qual se torna mais seguro caminhar. Seguimos por ela.


Por causa da chuva e por ser um trajeto mais curto, fizemos poucas paradas, a mais longa no Bar e Mercado Zenaide, do Sr. Pedro, com quem conversamos um pouco. Ali troquei minha capa que havia se mostrado vencida, não vedando em nada a chuva. Na saída o Sr. Pedro do bar nos presenteou com um saco de pipocas que guardamos para comer em outra parada.




Passamos também na Gruta de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, cuja cascata que cai de cima da gruta estava caudalosa, colocando temor em entrar ali debaixo, mas fomos.


Chegamos em Leoberto Leal às 13h50m ainda sob chuva. Nossa preocupação era comprar toalhas de papel para secar as botas que por dentro estavam encharcadas.

Nesse dia não tiramos nenhuma foto no caminho, só tiramos as fotos na gruta porque era impraticável colocar o smartfone em chuva tão forte. As imagens que temos foram tiradas pelo Seu Pedro.

Após efetuarmos o check-in, fomos avisados de que sabendo da chegada de peregrinos, haviam deixado o buffet servido para que pudéssemos almoçar caso fosse nossa vontade. Almoçamos e comemos a sobremesa de Danete caseiro (creme de chocolate) que deixou a todos muito satisfeitos.

A Clarice já havia comprado dois rolos de papel toalha numa mercearia quando entramos na cidade, porém, como avaliamos ser pouco, fui a um mercadinho e adquiri mais toalhas de papel.

Fomos, então, para os apartamentos colocamos os papéis nas botas e tomamos um merecido banho. Então, descemos para nos sentarmos num banco na calçada em frente ao hotel e "jogar conversa fora" como se costuma dizer.

Às 19 horas fomos à missa na Igreja Matriz que fica em frente ao hotel. Depois voltamos ao hotel para o jantar e trocar algumas palavras com o Sr. Sílvio, simpático proprietário do hotel.









Quarto dia de caminhada: 05/10/2023 - Quinta-feira
Início: Hotel JK, Centro, Leoberto Leal, SC
Término: Acolhida Boa Chegada, Comunidade Conquista, Nova Trento, SC
Distância percorrida: 32 km
Ganho elevação: 595 metros

Neste dia nossa saída se deu às 7h20m, após a foto tirada na frente do hotel com seu proprietário. 




Partimos sem chuvas e iniciamos a oração do terço. Logo depois iniciou uma fina garoa que exigiu a colocação da capa.

A caminhada transcorreu de forma tranquila, apreciando o caminho e conversando com o atencioso e prestativo Ricardo. 

Seu Pedro nos acompanhava com o carro o tempo todo assim como o fizera nos dias anteriores, nosso Anjo da Guarda. E nos abastecia com frutas e água sempre que necessitávamos.

O relógio marcava 9h40m quando passamos pela placa que indica que faltavam 65 km para completarmos a rota Paulina, até Nova Trento. Ou seja, estávamos no meio da rota, havíamos caminhado 65 km, já que a mesma tem 130 km de percurso.



A garoa já havia se transformado em chuva, mas não torrencial. Passamos numa gruta às 10h40m.




Por fim a chuva ganhou força e continuávamos no caminho. A Acolhida Boa Chegada fica fora da estrada principal (SC-410), em uma alça, na localidade Conquista, já no município de Nova Trento. Ali havia mais barro na estrada porque não recebe o tratamento de pedriscos, mas as botas enfrentavam o piso com facilidade, porém as mesmas já estavam totalmente molhadas por dentro, uma vez que o volume de água era o bastante para nenhuma bota resistir. Mesmo as botas "waterproof", como as nossas, não davam conta. Outro fator é que já as havíamos calçado úmidas pelas chuvas torrenciais do dia anterior.

Nesse ponto, ao nosso redor, as plantações de fumo se espalhavam pela paisagem e iam até onde nossas vistas alcançavam, inclusive morro acima. Neste dia o registro fotográfico também ficou prejudicado pelas chuvas.

Às 15h30m o Seu Pedro divulgou no grupo de WhatsApp que já havia chegado e que D. Maria estava preparando waffles para nosso café.

Fomos calorosamente recebidos às 15h40m na acolhida por D. Maria e Sr. Waldemiro. Passamos uma água na sola das botas para tirar o barro, tiramos as botas e entramos na casa.  São todos muito acolhedores.

Depois do banho ficamos de conversa até a hora em que D. Maria nos serviu o jantar. Após, mais algum tempo de conversa fomos dormir para descansar e estarmos preparados no dia seguinte.





   





Quinto dia de caminhada: 06/10/2023 - Sexta-feira
Início: Acolhida Boa Chegada, Comunidade Conquista, Nova Trento, SC
Término: Acolhida Águas Cristalinas, Comunidade Lageado, Nova Trento, SC
Distância percorrida: 26 km
Ganho elevação: 479 metros

Por volta da 7h20m partimos da Acolhida Boa Chegada. Seguimos pela estrada secundária que corta as plantações de fumo até retornarmos para a estrada geral.

Seguíamos caminhando e parando nos pontos em que o Sr. Pedro nos aguardava, Sempre um momento para abastecer de água, comer uma fruta e conversar um pouco.





Na localidade de Aguti, paramos na Casa Comercial Meyer às 10 horas para conversar com as simpáticas irmãs que administram o local. O S. Pedro aproveitou para entregar o adesivo de identificação de local para carimbo. A Clarice e eu soubemos que muitas vezes as irmãs preparam uma cuca para esperar os peregrinos, ato de uma cordialidade gigante. E elas disseram que no nosso retorno, dali a quatro dias, estariam esperando o grupo com as cucas.



A caminhada seguiu sem chuvas, com conversas e apreciação da natureza. 

Na estrada, nos barrancos e nas águas nervosas do rio, eram sempre presentes os sinais das torrenciais chuvas que havíamos presenciado e sentido. Havia barrancos parcialmente desmoronados, leito da estrada com enormes fissuras, prestes a caírem para o rio e o rio corria rápido e caudaloso.

Ao meio dia o Sr. Pedro nos aguardava em uma curva da estrada aonde havia uma pequena capela. Contam, teria sido construída por um caminhoneiro que se salvara de um acidente ali e que na queda do caminhão pela ribanceira, teria tido uma visão de Nossa Senhora. Em gratidão, ergueu a pequena capela.




   





   


Neste dia chegamos à Acolhida Águas Cristalinas e fomos recepcionados pelo simpático casal Anastácia e Mário (Seu Miri).

Depois das rotinas do peregrino e já de banho tomado e roupas limpas, fomos a uma grande área da acolhida com enorme mesa e fogão a lenha e ficamos conversando com o casal anfitrião e tomamos um farto e saboroso café preparado por D. Anastácia.

Já no início da noite a família que criou o Caminho do Louvor (Eduardo e Talita e os filhos Lucas e Davi) chegaram na acolhida. Eduardo passaria a caminhar conosco a partir dali e Talita substituiria o Sr. Pedro no apoio com o carro.

Foram momentos muito agradáveis com o grupo ao redor da mesa.



Sexto dia de caminhada: 07/10/2023 - Sábado
Início: Acolhida Águas Cristalinas, Comunidade Lageado, Nova Trento, SC
Término: Santuário Santa Paulina, Vígolo , Nova Trento, SC (Pousada CEIC, Centro)
Distância percorrida: 23,7 km
Ganho elevação: 393 metros

O dia amanheceu muito chuvoso. A chuva intercalava momentos torrenciais com momentos de chuva forte.

Tomamos o café da manhã e enquanto nos organizávamos para sair nos despedimos do Sr. Pedro que seguiria para casa com seu carro em reboque por problema no radiador. Seu Pedro faria falta no restante do caminho. Sua simpatia e atenção havia nos cativado.

Quando estávamos prontos para sair o tempo fechou completamente. O céu escureceu e a quantidade de trovões e raios era intensa. Decidiu-se por aguardar que amenizassem os raios. Antecipamos a oração do Terço e ficamos aguardando.




Às 9h30m saímos ainda sob chuva forte, encarando uma subida já na saída. Todos os dias têm subidas e descidas, fazendo-nos lembrar do Caminho da Fé.

Seguimos caminhando por todo o trajeto sob chuva. A Talita nos aguardava em alguns pontos, oferendo água ou frutas. Nesses dias de chuva constante o ritmo da caminhada aumenta porque é difícil conversar com a touca da capa e pouco se pára no trajeto.

Chegamos ao Santuário às 13h30m, fizemos a visita, nossas orações, fotos e carimbamos a credencial na secretaria.

   
Seguimos, então, caminhando ainda sob chuva intensa para o centro de Nova Trento, para a Pousada CEIC, onde chegamos às 15h10m.

Depois de nos instalamos tomamos banho e nos reunirmos na recepção, onde conhecemos a simpática Ketlin que havia vindo do Rio Grande do Sul para percorrer conosco a rota Lourdes.  Tomamos o veículo e fomos fazer uma refeição no Café Colonial Girola.  .  

Lá no Café, Eduardo efetuou contato com um conhecido peregrino residente em Nova Trento que lhe ofereceu o uso das máquinas de lavar e secar as roupas do grupo. A Clarice e o Ricardo foram lá e lavaram e secaram o que era necessário. Foi de uma ajuda enorme.

O Sr. Pedro já havia chegado em casa e acompanhava as notícias pelo grupo do WhatsApp.



Sétimo dia de caminhada: 08/10/2023 - Domingo
Início: Santuário Santa Paulina, Vígolo , Nova Trento, SC
Término: Acolhida Águas Cristalinas, Comunidade Lageado, Nova Trento, SC
Distância percorrida: 18 km
Ganho elevação: 452 metros

Nos deslocamos da pousada ao Santuário de carro. Neste dia teríamos três novas peregrinas e um peregrino; Ketlin, que havia chegado na véspera e estava conosco na pousada, Lurdes de Joinville, Ivete de Nova Trento e Lucas filho de Eduardo e Talita. Havia também se inscrito, o Fernando de Blumenau, que teve que cancelar sua participação para fornecer ajuda aos familiares que estavam sofrendo com as enchentes naquela cidade.

Em frente ao Santuário fizemos uma oração e o padre nos deu uma benção. Fizemos as fotos do novo grupo e partimos já com o clima nos oferecendo um pequeno spray matinal.

Neste dia era o aniversário de Eduardo e o parabenizamos logo pela manhã. o Sr. Pedro, de casa, continuava nos acompanhando através de mensagens no grupo do WhatsApp.

   

   

Após sairmos da parte mais urbana iniciamos a oração do Terço.

A chuva não demorou a chegar e de forma natural aceleramos os passos.

A Talita e o Davi nos acompanhavam com o carro e aguardavam de tempo em tempo para oferecer água e frutas e para saber se necessitávamos de algum socorro

Os novos peregrinos caminhavam bem, sendo que Ivete se destacava por ir na frente do grupo, afinal havia efetuado uma preparação adequada. Ivete, por ser da região a conhecia bem e nas nossas conversas durante a caminhada falava das pessoas ou parente que moravam ou tinham morado por onde íamos passando. 


Em determinado ponto passamos na casa de um conhecido de Eduardo que cedeu o uso do sanitário e todos fizeram uso.


Seguíamos com boa velocidade e nem o morro nos atrasou.

Chegamos na acolhida Águas Cristalinas, na localidade Lajeado, pouco antes das 13 horas e fomos recebidos novamente com muita atenção. Fomos para a rotina de chegada do peregrino de ajeitar as coisas e tomar banho.

D. Anastácia nos recebeu com um ótimo almoço.

A chuva não dava trégua. Nossos calçados ficaram num compartimento abaixo do fogão a lenha para secarem.

Passamos a tarde e o início da noite em volta da mesa em animadas conversas, sempre abastecidos por D. Anastácia com cafés, cucas, roscas e a janta. A família de D. Anastácia e Seu Miri também participavam. Muito acolhedor. 




Oitavo dia de caminhada: 09/10/2023 - Segunda-Feira
Início: Acolhida Águas Cristalinas, Comunidade Lageado, Nova Trento, SC
Término: Acolhida Ninho do Periquito, Comunidade Poço Bonito, Nova Trento, SC
Distância percorrida: 21,4 km
Ganho elevação: 443 metros

A programação da caminhada previa para este dia percorrermos apenas 18 kms e no dia seguinte, 31 kms. Eduardo propôs avançarmos uma parte do trecho do dia seguinte, retornarmos de carro para a acolhida e no dia seguinte partirmos do ponto em que parássemos. Cumpriríamos todo o trajeto equilibrando as distâncias de cada um dos dois dias. Assim foi feito.

Saímos da Acolhida Águas Cristalinas às 7h12m, depois de uma oração e benção dada por D. Anastácia.






   




   

   

Caminhamos sem chuvas aproveitando para curtir a paisagem e a conversa com os novos integrantes do grupo. Fizemos algumas pausas para água e frutas e por volta da 10h50m, chegamos na Comercial Meyer, em Aguti, onde as três irmãs nos aguardavam com deliciosas cucas e café. Não nos fizemos de rogados e experimentamos todas, extraordinárias.



Seguimos a caminhada ainda com tempo bom.

Enquanto caminhávamos, a Talita foi na acolhida e descarregou as mochilas grandes para liberar o bagageiro e seguiu ao nosso encontro para nos trazer para a acolhida no veículo.


   

Ao chegarmos no ponto definido, embarcamos todos no veículo e começou uma nova aventura em percorrer aqueles quilômetros no bagageiro da caminhonete. Parecíamos crianças.



   

Na acolhida Ninho do Periquito, situada na localidade Poço Bonito, fomos recebidos pelos atenciosos proprietários Adriana e Rafael.

Alguns seguiram para o riacho que passa ao lado da acolhida para molhar os pés. O Ricardo arriscou um mergulho nas águas geladas.

Fomos muito bem atendidos pelo casal, assim como o fôramos nas demais acolhidas. A existência de uma área coberta com uma enorme mesa e a estrutura de cozinha, facilitou a integração dos peregrinos e dos acolhedores. Neste dia chegou a "rolar" até um carteado entre alguns peregrinos.


 

 



Nono dia de caminhada: 10/10/2023 - Terça-Feira
Início: Acolhida Ninho do Periquito, Comunidade Poço Bonito, Nova Trento, SC
Término: Acolhida das Marias, Comunidade Macuco, Leoberto Leal, SC
Distância percorrida: 24 km
Ganho elevação: 656 metros

Na manhã desse dia tomamos o café, fizemos uma oração e seguimos de carro até o ponto em que havíamos parado no dia anterior. Mais uma algazarra no bagageiro da caminhonete.

Nesse dia, em um cajado maior, começamos a amarrar fitas do Caminho do Louvor e, ao fazê-lo, fazíamos pedidos pessoais ou pela humanidade, ou, ainda, agradecimentos. Enquanto caminhávamos, a pessoa que conduzia esse cajado, oportunizava para que as pessoas que encontrávamos pudessem também amarrar uma fita com suas intenções e encaminhar um pedido de graça ou agradecimento.




   

Passamos na Capela São Francisco Xavier, na localidade de Conquista. A zeladora desta Capela é D. Maria, proprietária da Acolhida Boa Chegada e que foi nossa acolhedora no dia cinco, quando fazíamos a rota Paulina. De onde estávamos agora, víamos a casa dela do outro lado do rio e ela e seu Valdemiro acenavam para nós, que retribuímos.

   

Continuamos a caminhada, neste dia sem chuvas, mas as máquinas e caminhões caçamba continuavam trabalhando na regularização das estradas nos pontos em que tinha havido desmoronamentos.









   

Neste dia, tomamos a bifurcação que segue rumo a Vidal Ramos, iniciando o trecho que diferencia essa rota Lourdes da Paulina que trilháramos na descida para Nova Trento.

Assim como ocorrera na rota Paulina, neste dia encontramos o Prefeito de Leoberto Leal, Sr. Vitor Norberto Alves, que passava pelas estradas avaliando os estragos provocados pelo excesso de chuvas e as obras de recuperação.


   

   


Em dado momento a Clarice deu um grito para mim, alertando sobre uma cobra que cruzava a estrada poucos centímetros à minha frente.





   

Próximo às 15 horas chegamos na Acolhida Três Marias, na Comunidade Macuco. 

Assim que chegamos fomos para a rotina do peregrino de tomar o banho e lavar as roupas. Ao chegarem, alguns minutos depois, uma parte do grupo decidiu ir no riacho que passa nos fundos da propriedade. Estavam lá e, em dado momento uma vaca veio em direção a eles que saíram em desabalada corrida, assunto que dominou as conversas no dia e persistiu ainda no dia seguinte. Até o final da caminhada não havia sido definido quem provocou a vaca ou quem correu mais rápido.

Ficamos algum tempo no pátio da propriedade conversando com o Sr. Edenir (Seu Tioga), proprietário do local. Seu Tioga estava com vontade de seguir com o grupo nos últimos dois dias.  Deixou para tomar a decisão no dia seguinte.

Enquanto estávamos curtindo o final de tarde no quintal Marizete preparava um café e o jantar que foram muito bem servidos.






Décimo dia de caminhada: 11/10/2023 - Quarta-Feira
Início: Acolhida das Marias, Comunidade Macuco, Leoberto Leal, SC
Término: Acolhida Bom Sossego, Comunidade Santa Luiza, Vidal Ramos, SC
Distância percorrida: 24,7 km
Ganho elevação: 917 metros

A programação deste dia previa uma distância curta, de 17 quilômetros, mas para o dia seguinte teríamos 33 quilômetros. Então o Eduardo nos propôs repetirmos a estratégia da segunda-feira, que seria avançar sobre parte do percurso do dia seguinte, retornar para a acolhida de carro e no dia seguinte ir de carro até o ponto de parada para reiniciar a caminhada. Todos concordaram.

Seu Tioga se decidira e estava junto ao grupo para seguir caminhando nesses dois dias. O tempo estava bom e a caminhada se desenvolveu tranquila com os peregrinos em pequenos grupos, conversando.






Por volta das 8h50m, depois de termos caminhado por aproximadamente 7 km, chegamos a  uma propriedade que tem algumas estátuas que chamam de Moais Rurais de Vidal Ramos. Paramos ali para agrupar todos os peregrinos para descansar e fazer uma foto no local. Faltavam 4 km para chegarmos ao centro de Vidal Ramos.





   


Na descida para Vidal Ramos, a Clarice, o Ricardo e eu completamos 200 quilômetros de caminhada.


Seguimos na caminhada e por volta da 10h10m, chegamos ao centro da cidade. Fomos até a Prefeitura onde o prefeito, Sr. Nelson Back e alguns secretários municipais receberam o grupo. Fizemos fotos. Dali passamos em um bar para fazer um lanche e seguimos.

   



Para surpresa do grupo, ao nos aproximarmos de uma praça, estávamos sendo aguardados pelo prefeito e autoridades municipais e eclesiástica, além de uma banda que maravilhosamente tocou algumas músicas para nós. Esta foi a carinhosa forma que a cidade de Vidal Ramos comemorou o primeiro aniversário do Caminho do Louvor. O prefeito e a secretária expressaram algumas palavras e o padre nos deu uma benção.




Seguimos, então nossa jornada. 




   


   

   




Não sabíamos, mas quando chegamos ao Rio Santa Luzia, nos esperava o morro da usina, uma penosa subida para um final de caminhada (também o seria para iniciar o dia se não o estivéssemos trilhando para cumprir etapa inicial do dia seguinte). Mas o vencemos e vencer esses obstáculos nos traz satisfação. 

Caminhamos mais um pouco e chegamos à casa de campo Leduvino Machado, final de nosso trajeto do dia. 





Seguimos de carro com a Talita e o Sr. Heitor, proprietário da acolhida Bom Sossego até a entrada da propriedade. Estávamos caminhando para entrar na propriedade e ao chegarmos em um pontilhão fomos recepcionados com D. Úrsula (esposa do Sr. Heitor) cantando uma canção de boas vindas para nós. Foi emocionante, a primeira vez em todo esse período de muitas caminhadas que tivemos uma recepção tão calorosa.

Todos a aplaudimos calorosamente e o Sr. Tioga, neste momento, acabou deixando seu cajado cair por entre as tábuas do pontilhão e as apressadas e revoltas águas do riacho o levaram correnteza abaixo. O Sr. Heitor e o Ricardo ainda correram para tentar intercepta-lo mais abaixo, mas devido às chuvas a correnteza do riacho estava muito forte e não foi possível resgatá-lo.

Fomos então para as rotinas do peregrino. Antes que todos tivessem tomado seus banhos começou a chover. Era uma chuva forte. Na acolhida, ficamos hospedados na casa da família e a área social e de alimentação fica em um grande galpão mais acima, no terreno, então corríamos para vencer a pequena distância sem nos molharmos muito.

A Ketlin foi com Seu Heitor e D. Úrsula tirar leite da vaca para nosso café.


Ficamos no Galpão conversando enquanto D. Úrsula e Seu Heitor cuidavam da preparação de nossa janta. O casal dividia seus afazeres com a atenção que davam ao grupo.

Mais tarde, o filho deles (proprietário da lanchonete em que lanchamos em Vidal Ramos) e a neta vieram para o maravilhoso jantar.








Décimo primeiro dia de caminhada: 12/10/2023 - Quinta-Feira
Início: Acolhida Bom Sossego, Comunidade Santa Luiza, Vidal Ramos, SC
Término: Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, Da Gruta, Ituporanga, SC
Distância percorrida: 25,6 km
Ganho elevação: 625 metros

A noite foi de chuvas torrenciais que se prolongavam na manhã quando acordamos. 

Neste dia um neto e uma neta do Seu Tioga vieram para caminhar conosco.

A Talita e o Eduardo, da mesma forma que haviam procedido nas demais acolhidas, entregaram ao casal de anfitriões um Certificado de Ponto de Apoio Oficial do Caminho do Louvor.

Tomamos o café da manhã e devido ao fato de chover muito, decidiu-se que faríamos a oração diária do terço na gruta que existe na propriedade da acolhida. 

Chovia torrencialmente. Ao lado da gruta havia um pequeno riacho com aclive muito acentuado e as águas abundantes despencavam em grande volume dando a impressão de que iriam inundar tudo. Assustador.

Após o terço, seguimos de carro para a casa de campo Leduvino Machado, de onde iniciaríamos a caminhada. Devido às chuvas torrenciais da noite e do momento, o Seu Heitor optou por ir por uma estrada alternativa que evitava subir o morro da usina. Em determinado momento Seu Heitor teve que parar o carro para retirar da estrada um tronco de árvore que a atravessava.

Chegando ao local de início, a chuva continuava, porém não tão forte como estivera até momentos antes.

Partimos, então, sob a chuva para nosso último dia de caminhada. A expectativa inicial estava para a chegada na Acolhida Beija-Flor, onde voltaríamos a nos encontrar com Seu Pedro e D. Vanderléia que receberiam o grupo para um café e depois seguiriam para Ituporanga para participar da missa de aniversário do caminho.

Apesar da chuva a caminhada seguia tranquila. Notícias vindas de Ituporanga davam conta de que as chuvas haviam alagado algumas ruas do centro da cidade.

A recepção com a sopa e o café oferecido por Seu Pedro e D. Vanderléia estava delicioso, com muitas gulodices.

   

A partir dali, o grupo de caminhantes passou a ser seguido por alguns veículos, como o do Seu Pedro e do filho de Seu Tioga.

Já mais perto de Ituporanga, passou a nos acompanhar um carro da Prefeitura e uma ambulância. 

Passamos na Mercearia da Josy para o carimbo da rota Lourdes e seguimos.


Tivemos que mudar o percurso original do caminho nas proximidades da cidade porque havia um trecho interditado pelas cheias.

Por volta das 17 horas nos aproximamos do Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor para nossa chegada triunfal. 

A escadaria com seus 460 degraus seria nosso último desafio da caminhada. Cada um deles revelou um sentimento de louvor, fé, oração, amizade, agradecimento, felicidade e tantos outros. Enquanto subíamos íamos parando e abraçando-nos, fundindo laços que nos manteriam ligados, mesmo que à distância.

   


   

   

   

   

   




A missa seria a primeira a ser celebrada naquela capela, justamente a missa de comemoração do primeiro aniversário do Caminho do Louvor. Estávamos inseridos em um momento histórico para Ituporanga. 

Reunidos, ao chegarmos na entrada da capela fomos recepcionados pelo padre e seus auxiliares, momento em que o Eduardo lhe repassou o cajado das intenções e explicou seu significado e a importância de cada fita nele atada que trazia um forte sentimento de alguém, fosse de agradecimento ou súplica. O cajado, então, foi conduzido ao altar.  Pessoas que estavam perto do padre e ouviram a explicação sobre o cajado vieram pedir autorização para amarrarem fitas com pedidos de ajuda para parentes enfermos.



Participamos da missa e ao final o Padre deu uma benção especial ao cajado das intenções Suplicando a Santa Paulina e Nossa Senhora de Lourdes que intermediassem os pedidos representados por cada fita no cajado.


      






Encerrada a cerimônia já havia anoitecido e tivemos uma bela vista da cidade de Ituporanga iluminada.



   

Terminou assim, de forma esplêndida a nossa peregrinação. Mas a interação entre os participantes pelo grupo do WhatsApp permaneceria.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma caminhada histórica, o primeiro aniversário de uma rota de peregrinação que possui todos os elementos para se tornar exitosa.

O Caminho do Louvor se mostrou uma excelente opção de rota para peregrinação em Santa Catarina. Muito bem estruturado e sinalizado e com acolhimento carinhoso em todo o percurso. 

Mais uma vez um caminho nos mostra que não é só o percurso que faz o Caminho, mas as pessoas que nos acolhem e que nos acompanham na aventura. Neste Caminho tivemos o melhor que poderíamos desejar.

A ACL tem atuado com eficácia em conscientizar moradores e proprietários de acolhidas sobre a importância das rotas, em manter a sinalização sempre atualizada, em fornecer aos interessados todas as informações necessárias para que tenham uma excelente peregrinação.

O carinho para com os peregrinos foi uma constante em todas as acolhidas onde os peregrinos são tratados como um parente benquisto que não viam há muito tempo.

Obrigado a todos que nos acolheram e que nos acompanharam.






Nenhum comentário: