Viagem: Espanha - Madri


2011 - outubro, 17 a 24


Após termos percorrido à pé o Caminho de Santiago de Compostela, iniciamos uma viagem como mochileiros, visitando inicialmente a cidade do Porto e Lisboa, em Portugal.

De Lisboa seguimos para Toledo, Sevilha 
e depois Barcelona, na Espanha, fazendo conexões em Madri e, agora, retornamos a Madri, última cidade desse roteiro, para curtir um pouco antes de retornar ao Brasil.

A capital Espanhola


Chegamos à Madri sem hotel reservado. Nossa intenção era ficarmos hospedados no centro, então começamos nossa busca por hospedagem nas imediações da Gran Via. Isso facilitaria nosso deslocamento para conhecer a cidade.

Na Gran Via há muitos hostais que funcionam em alguns dos pavimentos de edifícios dali, e foi no Hostal Andorra que ficamos. Calmo, confortável, boa cama e banheiro privativo. Não tinha café da manhã, mas há muitos locais onde tomar um café da manhã na região.

Há muito que se conhecer em Madri. Planejamos fazer o circuito dos ônibus da Madrid City Tour para ter uma visão geral de todas as atrações e visitar aquelas mais distantes usando esse transporte e deixando as mais próximas ao nosso hotel para visitar à pé. Quem visita nosso site sabe que valorizamos muito o turismo à pé porque possibilita conhecer muitos pontos interessantes no percurso que seriam ignorados com o deslocamento por outra forma.






Durante o dia ou à noite Madri é linda e convidativa.



Uma situação que valorizamos em nossas viagens é a de programar mais tempo por destino, permitindo conhecer melhor as cidades por que passamos. É difícil compreender esses roteiros de operadoras de turismo do tipo conheça a Europa em 8 dias e fazem uma programação de visitar vários países nesse período, onde tem que se descontar, ainda o tempo de deslocamento de ida e volta.



Madri tem atrações muito interessantes. e por vezes a gente se pega parado olhando detalhes daqui ou dali, do povo indo e vindo, de seus hábitos.








Como em toda a Espanha, Madri tem sua Plaza Mayor onde somos facilmente remetidos ao passado, imaginando aquele local na idade média.



O Mercado de San Miguel é extraordinário ponto de encontro. Ambiente agradável. Ali turistas e locais desfrutam de ofertas de comidas e bebidas de toda ordem. É o local ideal para encontrar num único ponto tudo que a Espanha tem de comidas típicas e provar um pouquinho de cada.








E nas caminhadas os detalhes de luz, sombra e beleza histórica vão se revelando.



Sentir-se caminhando numa rua qualquer, num fim de tarde, onde tudo é novidade renova nossas energias.



























A rede de fast-food Cem Montaditos é uma febre entre os espanhóis, principalmente a juventude que disputa por cadeiras nas sempre lotadas lojas da rede onde se oferece um cardápio com cem variedades de pequenos sanduíches e bom chopp.







Madri não é só história e monumentos antigos. Há parques modernos belos e bem cuidados onde se pode descansar.

















Mas tudo que é bom acaba e no dia 24 de outubro de 2011, embarcamos de volta ao Brasil, depois de 60 dias na Península Ibérica. Era hora de retornar. A saudade da Marina já começava a atrapalhar a viagem.

Mas uma coisa estava certa. Voltaríamos. Não sabíamos naquele momento qual das muitas rotas do Caminho de Santiago percorreríamos, mas já era forte a vontade de caminhar.


Nenhum comentário: